ver telefones

Checklist pré-funcional e apoio na prescrição

No momento da indicação de um tratamento comimunobiológico, uma das principais questões que o médico assistente encontra é a de como proceder as avaliações e exames que os pacientes necessitam para realizar a terapia com segurança.Este cuidado inicial é fundamental para que a possibilidade de intercorrências diminua de forma significativa.

A avaliação clínicaprocura dar ênfase aos antecedentes pessoais e familiares que indiquem pneumopatias (Tuberculose e ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), doenças neurológicas, vacinação com vírus vivo atenuado nos últimos meses e principalmente infecções ativas e ou em tratamento.

Há protocolos padronizados de investigação para algumas destas drogas que incluem:

  • Avaliação de potenciais contraindicações: história de neoplasias;
  • Avaliação de potenciais contraindicações: história de neoplasias;
  • Gravidez
    • Como estas avaliações podem eventualmente fugir da prática clínica diária do médico prescritor, a Autoimune adota procedimentos operacionais padrão (Protocolos) para avaliação clínica durante as diferentes fases e os disponibiliza aos médicos assistentes.
    • Se o médico assistente preferir, o paciente pode ser encaminhado antes do inicio da infusão à Autoimune que disponibilizará um médico clínico que realizará uma consulta préinfusional e a consequente checagem de todos os pré requisitos necessários ao início da terapia biológica.

Apoio a prescrição: A Autoimune também disponibiliza ao médico apoio para elaborar a prescrição da droga indicada para o paciente a partir de protocolos padronizados de preparo e administração de medicamentos (reconstituição, diluição, velocidade de infusão, interação medicamentosa, etc).

O seguimento clínico, alterações de drogas ou até interrupção do tratamento ficarão sempre à critério do médico assistente.